Cooperativa Integrada tem parceria forte com pesquisador Dr.Rüdiger Boye

Em entrevista concedida ao site http://www.circulandoaqui.com.br o Engenheiro Agrônomo Romildo Birelo, Gerente de Produção de Sementes da Cooperativa Integrada, afirmou  que a agricultura moderna busca cada vez mais por variedades que promovam a agricultura sustentável e, para ele, a pesquisa realizada nas variedades de trigo pelo Dr. Rüdiger Boye, proprietário da Tamona Agropecuária,  aponta nesta direção.

Confira a matéria completa:

Trigo Sustentável: a proposta da agricultura moderna

Pesquisador Dr. Rüdiger Boye, de Santa Mariana, pesquisa a variedade que desperta interesse da indústria

Data: 22/11/2017 Hora: 17:43:00 Por: C.Roberto Francisquini

O Engenheiro Agrônomo Romildo Birelo, Gerente de Produção de Sementes da Cooperativa Integrada, afirmou durante visita técnica no campo experimental do pesquisador Dr. Rüdiger Boye, em Santa Mariana, que a agricultura moderna busca cada vez mais por variedades que promova a agricultura sustentável. Para ele, a pesquisa realizada por Dr. Rüdiger Boye nas variedades de trigo aponta para esta direção. “Dr. Boye está buscando com sucesso o que nós chamamos de agricultura Sustentável”, afirmou. “A gente já começou um trabalho de parceria com o Dr. Rüdiger há alguns anos e nessa nova fase de melhoramento das variedades de trigo, percebemos que os resultados alcançados nas pesquisas vêm ao encontro do que o mercado vai precisar nos próximos anos”, explicou.

Romildo Birelo
Engenheiro Agrônomo Romildo Birelo, Gerente de Produção de Sementes da Cooperativa Integrada

Para Romildo, o produtor de trigo deve apostar no melhoramento genético que viabilize a cultura, que resulte em baixar o custo de produção e impulsionar a  produtividade. No campo experimental a variedade RBO 303 apresentou resultado satisfatório, demonstrando que produzir mais com menos sementes plantadas dá resultado. “A sustentabilidade visa baixar o índice de material na hora do plantio, evitando que o produtor tenha que levar um caminhão de sementes para a roça. Além disto, impacta na mão de obra, em tratamento de sementes, manuseio, aplicações de defensivos, entre outros.”,  explicou Romildo.

Segundo o Engenheiro Agrônomo da Integrada, a pesquisa apontou que o material genético pesquisado por Boye resultou em trigos sadios e altamente produtivos.

“Este conjunto de fatores torna o trigo sustentável para o produtor rural, competitivo para o mercado”, explica Birelo, “é o futuro”, acrescenta.

Romildo fez uma previsão de que as cultivares pesquisadas por Dr. Rüdiger Boye estarão no mercado entre dois ou três anos. “Para nós, da Integrada, foi muito proveitoso estar aqui com nossa equipe. Nós, com parceria que temos com o doutor Boye, torcemos muito pra que isso realmente aconteça, que essas cultivares estejam no mercado gerando riqueza para o homem do campo e qualidade para o alimento que chega até a mesa da família brasileira”, finalizou.

 

Deixe um comentário